terça-feira, 2 de março de 2010

experiencias de francesco redi

Francesco Redi, cientista adepto da biogênese.
Por volta 1668, o cientista Francesco Redi, adepto da teoria biogênica, convencido que a vida não surgia espontaneamente da matéria bruta, em suas investigações propôs através de experimentos controlados que a presença de vermes em carne putrefata, advinha da deposição de ovos de moscas adultas atraídas por corpos em decomposição.

Em seus trabalhos, comparando o aspecto vermeforme encontrado em cadáveres, reparou que os pequenos vermes apareciam em lugares freqüentados por moscas.

Para testar sua hipótese, distribuiu em oito frascos de vidro, frações de matéria orgânica em estados semelhantes. Quatro desses recipientes foram cobertos com gaze e os demais ficaram abertos, expostos ao ar livre. Após alguns dias, Redi observou o surgimento de larvas apenas nos recipientes sem gaze.


O simples experimento de Redi.



Assim, certificou-se que o surgimento das larvas na matéria decomposta, realmente se tratava da eclosão de ovos de moscas. Se a matéria orgânica fosse capaz de gerar vida, as larvas deveriam ter surgido nos oito frascos. Porém o aparato físico mantido pela gaze, impedia o acesso das moscas até a matéria orgânica, utilizada como um artifício isca.

Redi então refutou a teoria da geração espontânea, concluindo que um ser vivo sempre surge a partir de outro ser vivo.

2 comentários:

  1. Legal isso sobre todos os experimentos de Francesco Redi, bem legal.

    Postado por Helorya n°12 7°E

    ResponderExcluir
  2. esta legal,mas a professora não vai querer só uma postagem vai querer varias então e um conselho que eu dou para vocês vão procurar mais coisas. BOA SORTE!!!!!!

    THOMAS 7 ANO E

    ResponderExcluir